segunda-feira, 14 de maio de 2012

O que são os TGD?

O que são Transtornos Globais do Desenvolvimento?

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo. Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.    


Transtornos invasivos do desenvolvimento: é uma categoria que engloba transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação.
São eles:

1- Sindrome de Rett
2 - Síndrome de Asperger
3 - Transtornos degenerativos
4 - Autismo
Síndrome de Rett:
Causa de uma desordem neurológica
Identificada por volta de  6 a 18 meses
Acomete grande parte do sexo feminino - ligada ao cromossomo X
baixos padrões comunicacionais
movimentos estereotipados paulatinamente
uma desaceleração do crescimento cefálico
convulsões
respiração desregulada
escoliose.
Síndrome de Asperger:
É uma das entidades categorizadas pela CID-10 (4) no grupo dos Transtornos Invasivos, ou Globais, do Desenvolvimento – F84.
foi reconhecida pela DSM IV, em 1994 - sendo descrita como Psicopatia Autística em 1944
características:
a desarmonia de linguagem
vocabulário rebuscado
dificuldades em utilizar o primeiro pronome pessoal, devido à dificuldade de elaborar a própria identidade
dificuldade no estabelecimento de rituais
atitude estereotipada
Transtornos Desintegrativos:
São quadros em que ocorre um desenvolvimento normal durante os primeiros anos de vida, que começa a surgir uma perda nos padrões sociais e de linguagem, bem como alterações emocionais e de afeto e relacionamento.
Redução na sociabilidade e na linguagem duram um período curto sendo acompanhadas do surgimento de hiperatividade e estereotipias de comprometimento cognitivo.
Autismo:

Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico. Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, tudo levando a crer que haja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.
CID-9 (OMS, 1984) conceituava o autismo como um subtipo das psicoses com origem específica na infância.
DSM-III-R (APA, 1980) o considerava um tipo de distúrbio global do desenvolvimento, apresentando psicopatologia severa com distúrbios evolutivos precoces.
Com a evolução dos conceitos, o autismo, na CID-10 (OMS, 1993), passou a ser considerado um distúrbio do desenvolvimento.
CID-10 (OMS, 1993), o autismo é também caracterizado por padrões de comportamento, atividades e interesses restritos, repetitivos e estereotipados.

                                                          

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